Tive uns dias nos Açores na ilha Terceira a fotografar, e por sorte estavam a decorrer as festas do Espirito Santo, onde pude viver um pouco deste ambiente festivo e tradicional. 
Andei a ler algumas coisas sobre este dia e encontrei um texto (http://www.acorianooriental.pt) que resume um pouco o Dia do Bodo e o significado da coroação:

"A origem destas festas merece um estudo mais aprofundado, tendo por base pormenores como o facto de a rainha Santa Isabel ser sobrinha da rainha Santa Isabel da Hungria, que nos anos de fome mandou distribuir carne, pão e alimentos pelos pobres.
O Espírito Santo é simbolizado por coroas, cetros e bandeiras, todos eles com pombas representadas.
O símbolo que é usado no Espírito Santo é o símbolo do Batismo de Jesus. Quando ele é batizado, ouve-se uma voz que diz, "Este é o Meu Filho muito amado" e toda a gente vê uma figura em forma de pomba, que é tida como símbolo do Espírito Santo.
As festas incluem uma missa, em que as pessoas são coroadas pelos padres.
A coroa quer dizer que o poder vem de Deus e cada um é filho de Deus, cada um deles pode ser coroado. Até a tradição diz que a rainha Santa Isabel tirou a coroa do rei D. Dinis e pô-la num mendigo, para que naquele dia o mendigo fosse tratado como um rei."
Depois dos rituais segue-se a dita "função" que é um almoço para todos os que quiserem estar presentes, com a sopa, cozido, alcatra e arroz doce.
Aqui ficam alguns registos fotográficos desse dia...
























Sem comentários:

Enviar um comentário